sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Nelson Triunfo: você conhece o cara?


Quando Nelson Triunfo, ou simplesmente Nelsão voltou de São Paulo, sua cidade natal não entendeu absolutamente nada. Calças folgadas, um tênis que mais parecia bota de astronauta, uma dança esquisita e um black power de fazer inveja a qualquer negão de Olinda.
Falava de ritmo e poesia, filosofia das ruas, arte como instrumento de cidadania, grafite e outras coisas que as pessoas pensavam ser de outro mundo. Conversa de gente doida. Seria mais um cabelo de arapuca? Para os desavisados, Nelson Triunfo é um dos precursores da cultura hip hop no Brasil, que teve seu embrião na Jamaica, encontrou solo fértil nos guetos norte-americanos (filho da mama África) e se expandiu por todo mundo.
Na década de 80 Nelsão já falava das conexões entre o rap e o repente, já vislumbrando a necessidade de não abandonar as raízes ao absorver outros conhecimentos e culturas. O mangue beat de Chico Science veio e confirmou sua hipótese. O triunfense do cabelo de moita acertou em cheio.
Atualmente Nelsão Triunfo atua na luta da implantação de políticas públícas para a inclusão social em São Paulo. Enquanto a Triunfo? Ficou mais alegre, mais consciente da diversidade musical e menos carrancuda...

Fotografia extraída do site: http://www.fotogarrafa.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Com certeza Nelson Triunfo é uma das maiores referencias do hip hop no Brasil e que consolidou a idéia do resgate social através da cultura subterrânea...é um orgulho para todos nós triunfenses ter um ícone como Nelsão e nos espelhar-mos em suas atitudes tão honrosas...
Cristóvão Montalvão