quarta-feira, 10 de setembro de 2008

MTV volta às parabólicas



Quem tem entre 25 e 30 anos e morou no interior de Pernambuco, se lembra bem que era possível sintonizar a mtv na parabólica. No início dos anos 90, o perfil da emissora era um pouco diferente dos dias atuais: uma grade ainda com forte influência da matriz americana, uma adesão quase que unânime ao besterol e ao consumismo descarado. Uma linguagem essencialmente voltada ao público do eixo Rio/São Paulo. Pelo seu desinteresse em relação a questões políticas e sociais logo foi acusada de ser um canal alienante da massa jovem. Convenhamos: a mtv nunca foi nem quis ser uma Tv Cultura... Mas nem tudo era gliter. Surgia o grunge, com seu despojamento impagável, tirando o rock do marasmo. Sepultura se projetava internaciolmente. Por mais capenga que fosse, a mtv era um canal de acesso a informações ora negligenciada por outras emissoras. Bandas independentes alcançavam pela primeira vez uma projeção no país. Foi na mesma época que a emissora conseguiu enxergar um jovem olindense com idéias arrojadas e promissoras. Deu espaço em sua grade de programação, com matérias e clips: seu nome era Francisco de Assis França. Sim, Chico Science e sua Nação Zumbi. O manguebeat finca sua bandeira no Brasil e no mundo.
Um belo dia, a mtv assina um contrato com uma tv por assinatura e desaparece, deixando milhares de espectadores órfãos. O sonho do top 10 tinha acabado... Vale lembrar que nessa época pouco se falava em computador, que dirá em internet. O cd era um artigo de luxo e as informações musicais chegavam através de limitados discos de vinil ou as mais populares fitas cassete, que as pessoas traziam do Recife ou São Paulo. A juventude era sedenta por novidades.
O tempo passou e depois de quase de 15 anos, como se nada tivesse acontecido, lá está ela de volta: no canal 40 (horizontal). Agora com Lobão e seus polêmicos debates, vinhetas falando de consciência política, direito da minorias, desenho animado violento, futebol, calypso & paralamas do sucesso... Os fãs antigos da emissora têm que se conformar: Axl Rose está gordo e humilde, Kurt Cobain morreu, não passa mais Marisa Monte. As vinhetas continuam surreais...
Mas seu direito de escolha no seletor aumentou. E democracia é direito de escolha. Bem, aceitamos como você é, seja bem-vinda mtv!!!

Nenhum comentário: