
Ele é músico , poeta, místico. Fala dos mistérios da natureza, da beleza das coisas da vida. Fala do sertão, de forças cósmicas e cenas proféticas. O Mugunzá Eletrônico entrevista com exclusividade o artista triunfense Fabricio Ramos.
ME- Musicalmente, como você se define hoje?
FR- Sempre me defini como rock nordeste, apesar de não gostar de algumas definições que me dão ou rótulos como é comum hoje em dia.
ME- Quais suas maiores influências?
FR- Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Bob Dylan, Jackson Do Pandeiro, Zé Ramalho, Eric Clapton, Jimi Hendrix.
ME- O que você anda ouvindo?
FR- Cara, tenho ouvido muito Manu Chao, Zeca Baleiro, Cordel do Fogo Encantado, Ben Harper ( que tem uma mistura de ritmos maravilhosa) e sempre ouvindo coisas mais antigas como Ave Sangria, Bob Marley..o ultimo cd da Elba Ramalho também ta muito bom...
ME- Me fale sobre seus trabalhos musicais...
Em algumas músicas você faz referência a Triunfo. Qual é a importância de sua experiência e vivência como triunfense no seu trabalho?
FR- Eu saí de Triunfo muito cedo, com 8 anos de idade quando rumei pra Recife mas sempre tava voltando lá. Durante as férias do colégio(na época em que estudava) e depois sempre mantive um contato muito próximo com Triunfo. Quando você passa a viajar muito você vai notando que Triunfo é de uma riqueza cultural impar não só no Brasil mas a nível mundial. Seja com seus Caretas e relhos ou com seus artistas, em todas as áreas, não apenas na música. Então quando você sai de uma cidade altamente cultural, algo você vai carregar sempre na bagagem, sendo artista ou não. E nas letras sempre carrego algo de Triunfo como na música “Não Esqueço Meu Lugar “ que foi feita para os Triunfenses que por algum motivo tem que sair de lá mas nunca vão esquecer aquele lugar lindo. Isso acabou servindo para pessoas de outras cidades, então quando canto a música feita para a minha cidade, logo as outras pessoas de outras cidades também se identificam tornando assim sempre viva na memória a sua cidade natal, no meu caso Triunfo. Também falo sobre Triunfo na música “Longe” (que é uma música onde falo de religião, política, drogas, tudo numa tacada só) onde digo: “ Longe da minha cidade, cidade mais alta do interior” e quem não sabe que sou de Triunfo, logo procura saber que cidade é essa, e assim vai conhecendo as maravilhas da minha terra.
Então essa riqueza cultural que me foi presenteada lá..isso eu carrego pra vida toda e sempre vai estar presente nos meus trabalhos. Tenho também uma música chamada “Cidade Alta” uma homenagem a Triunfo onde falo da Igreja Matriz , do Stella Maris e outras belezas de lá mas essa ainda não foi gravada.
ME- Na sua opinião Triunfo é...
FR- Ímpar, Triunfo é como diz o Jorge Ben:” abençoada por Deus e bonita por natureza” . E tem uma força, uma energia muito forte e positiva.
ME- O que você acha dos músicos triunfenses?
FR- Triunfo sempre teve bons músicos, cantores, compositores, instrumentistas de todos os estilos. O problema é a dificuldade ainda existente em sair pra mostrar esse trabalho mas a internet creio, que em breve, irá ajudar bastante. Nelson Triunfo saiu e fêz história com o Hip Hop no Brasil, quem conhece de música de qualidade aqui em São Paulo, conhece ou já ouviu falar em Nelsão e isso pra nós é motivo de muito orgulho.
ME- É possível se falar em cena musical lá?
FR- Sim , claro. Como falei na pergunta anterior Triunfo tem músicos maravilhosos desde Zé Homero até os caras do Radiola Serra Alta..sabe...misturando tudo que a cidade pode oferecer como o maracatu roqueado do Ambrozino Martins até o brega (romântico) de Genecy, passando pelo maestro Lucivaldo Ferreira. Isto é uma cena musical que todo mundo tinha que ver na ativa com eventos todo mês na cidade.
ME- Me disseram que você se interessa por assuntos sobrenaturais e histórias fantásticas, isso é verdade?
FR- Sim ! desde que vi uma luz estranha no céu de Recife eu passei a me interessar por fenômenos desse tipo e isso me levou também a me interessar por coisas como vida após a morte, extra terrestres, sociedades secretas, vidas passadas e muita coisa desse tipo. Sempre leio algo sobre esses assuntos mas leio sobre muitas outras coisas também.
ME- Falando em leitura, o que gosta de ler?
FR- Leio desde assuntos sobre o cangaço até Paulo Coelho, as vezes até por um título de um livro na estante eu me interesso e vou ler .É legal pq sinto um interesse, saca?, vontade .. A Bíblia também leio...cara a Bíblia é um dicionário, que pouca gente faz idéia.Vez por outra estou lendo.
ME- Você tem saudades de Triunfo?
FR- Sim ! sinto muita saudade de família que ainda tenho lá, dos amigos, dos amores da infância até das carreiras que levava dos cachorros lá das madres do Stella Maris (risos) e da cidade mesmo, a atmosfera triunfense é deliciosa.
ME- O que te levou a ir morar em São Paulo?
FR- São Paulo, queira ou não, é onde rola tudo principalmente no meio musical. Desde que gravei meu primeiro CD em Recife no ano de 2004 que eu já tinha um projeto de mudar pra São Paulo. Então fui tocando meu barco até a oportunidade surgir.
ME- Quais seus projetos para o futuro?
FR- Tenho muitos projetos. Estou com um cd gravado ao vivo em Salvador que ainda não saiu e também já estou com uma série de músicas inéditas pra começar a gravar um novo cd (segundo cd em estúdio)creio que ainda esse ano ou início de 2009 se Deus quiser.
E estou negociando também o meu primeiro cd com uma gravadora de Portugal pois já existem sites lá fora com minha música rolando em países como França, Portugal e Alemanha.
Eu sempre fiz questão de mandar minhas músicas pra fora de qualquer maneira, acho que tudo que é bom tem que ser mostrado aqui e fora também. A música pernambucana é riquíssima e é isso que temos que fazer, divulgá-la.
ME- Fabrício, nós da ME te agradecemos pela entrevista e desejamos muito sucesso. Gostaríamos também que você diga em que sites os leitores podem encontrar as suas músicas.
FR- Eu que agradeço e estou sempre pronto pra “trocar essa idéia com vocês. Estão de parabéns pelo trabalho realizado no blog (M.E) e espero que esse espaço tenha vida longa. Para encontrar as minhas músicas eu estou no MYSPACE e no PALCO MP3 , os endereços são: MYSPACE: http://www.myspace.com/fabricio80 e o do PALCO MP3: http://www.palcpmp3.com.br/fabricioramos.
Mais uma vez obrigado, Um forte abraço e muita Paz.
